Segunda, 03 Fevereiro 2025
A indústria mineira busca alternativas para ganhar novos mercados. Além de notas comerciais, as empresas também apostam na diversificação do processo de logística. Hoje, 46% do volume das exportações do estado passam pelos portos do Rio de Janeiro. Para o gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias de Minas Gerais (CIN/Fiemg), Carlos Abijaodi, a logística de transportes de Minas ainda não é capaz de suportar o crescimento esperado para os próximos anos. "O estado carece de investimentos para melhorar a infra-estrutura de estradas e ferrovias que facilitem o escoamento de mercadorias. Com isso, podemos ganhar mercados como Europa, África e Oriente Médio".

Nos próximos meses, o complexo portuário do Rio de Janeiro deverá se tornar a porta de entrada e saída de toda a produção do Estado de Minas Gerais. "Os portos precisam estar preparados para receber os produtos mineiros e prontos para o desenvolvimento coordenado e a ampliação das vias de transporte", salientou Carlos Abijaodi. A expectativa é de que o volume dos produtos mineiros nos portos fluminenses se amplie em 50% dentro de dois anos. "O sistema portuário do Rio de Janeiro conhece as demandas das indústrias de Minas.

Serão investidos cerca de R$ 300 milhões para elevar a movimentação de cargas nos terminais portuários. A meta é passar dos atuais 37 milhões de toneladas/ano para 100 milhões em 2010", explica o diretor-presidente da Companhia de Docas, Antônio Carlos Soares Lima.

Fonte: DCI - 10 AGO 07
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!