O presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), Mario Vazquez Ranã, decretou o fim dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, com um discurso em que agradecia aos governantes, aos atletas e aos voluntários do Pan e prometeu: "Nos vemos em 2016" - fazendo referência à vontade da cidade em se candidatar aos Jogos Olímpicos desse ano.
Em seguida, os representantes do Brasil - o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital, Cesar Maia - entregaram aos do México - o governador de Jalisco, Emílio Gonzalez, e o prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah - a bandeira dos Jogos Pan-americanos. O próximo Pan acontecerá em Guadalajara em 2011.
Houve uma apresentação de grupos folclóricos do México e, por fim, o fogo pan-americano, que ficava na pira, se apagou com a canção "O Vento", de Dorival Caymmi, interpretada por Alice e Danilo Caymmi, respectivamente neta e filho do autor.
Homenagem aos mortos do acidente em SP
A cantora Ana Costa foi uma das primeiras atrações da festa de encerramento dos Jogos Pan-americanos. Ela cantou, junto com o autor e também cantor Arnaldo Antunes, o hino dos jogos "Viva esta energia". Acompanhando os dois, cerca de 1.500 ritmistas de samba que desfilavam pelo gramado do Maracanã coberto, transformado em um imenso palco.
A cerimônia começou pontualmente às 18h, após 17 dias de competições. A primeira homenagem, entretanto, não foi festiva. Um grupo de bombeiros que participou do resgate do mortos no acidente com o avião do TAM em São Paulo carregou a bandeira brasileira que foi hasteada com o som do Hino Nacional.
Vaias voltam a aparecer
Durante o discurso do presidente da Odepa, as vaias, motivo de polêmica da abertura, voltaram a aparecer. Ao citar o Presidente da República (sem falar o nome de Lula), o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Cesar Maia, a platéia misturou aplausos e vaias.
Ao começar a discursar, Raña fez uma brincadeira com a platéia ao falar "hoy" ("hoje" em espanhol) e esperar que o público respondesse com "oi" - como aconteceu na cerimônia de abertura.
Antes de Raña, foi vez do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americano, Carlos Arthur Nuzman, fazer um discurso agradecendo o público, os voluntários e, principalmente, os atletas, que, segundo ele, são os "atores principais" dos Jogos.
Shows
Após o encerramento oficial dos jogos, o Maracanã virou palco para shows de música. Primeiro foi o DJ Mike Relm que “tocou” com scratches uma versão pós-moderna do chorinho “Brasileirinho”.
Em seguida, foi a vez da dupla carioca sangue-bom DJ Marlboro e Fernanda Abreu. Os dois fizeram um medley com vários funks entre antigos e recentes.
Após requebrar com as batidas do funk, o público foi brindado com uma dupla latino-americana: o uruguaio Jorge Drexler e o brasileiro Lenine, que cantaram músicas de um e de outro.
E a apoteose final veio com Elza Soares, cantando sambas-enredo, entre eles “Aquarela do Brasil”. Elza, que teve a responsabilidade de abrir os jogos com o Hino Nacional, fechou a festa em duas horas e 13 minutos com uma queima de fogos, maior que a da abertura.
Franck Caldeira recebe o ouro
Antes, o maratonista Franck Caldeira havia entrado no palco do Maracanã para receber a medalha de ouro. Mancando, por causa do esforço da prova, ele foi ovacionado pela platéia que gritava “Brasil, Brasil, Brasil” e “É campeão, é campeão”.
Caldeira recebeu seu ouro das mãos do ministro dos Esportes, Orlando Silva, após um clipe com os melhores momentos dos Jogos, em que a atletas de diversos esportes apareciam no telão do estádio. Os brasileiros, naturalmente, foram novamente os mais aplaudidos.
Coral e frevo para atletas
A entrada das 42 delegações que participaram dos Jogos Pan-amercanos Rio 2007 foi celebrada pelo coral de cerca de 500 crianças e adolescentes índios e pela Orquestra Esporte Frevo.
Primeiro a adentrar o gramado transformado em palco do Maracanã foram os porta-bandeiras, como o nadador Thiago Pereira, que representou o Brasil. Após a entrada das bandeiras, os atletas, entre eles os cubanos que eram dúvida, desfilaram de maneira solta, se misturando entre as delegações, diferentemente do que aconteceu na cerimônia de abertura.
O grupo de voluntários do Pan era um dos mais animados nas arquibancadas do Maracanã (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
Nas arquibancadas, um grupo bem animado se destacou. Eram voluntários que suaram a camisa durante os 17 dias de Pan. Estudantes, donas de casa e executivos. Todos reunidos com cartazes, faixas e bexigas numa grande festa. O trabalho dos voluntários foi elogiado pela Organização Desportiva Pan-americana (Odepa).
Para a maioria, a comemoração se deu não somente ao sucesso do Pan, mas ao trabalho de equipe de todos os envolvidos no evento. O estudante, Leandro Castilho, de 28 anos, disse que o reconhecimento do público compensou todo o cansaço.“O trabalho foi muito bom, treinamos muito para estar aqui, agora é só curtir”, disse.
A estudante Shirley Caridade, de 20 anos, acrescentou que poder participar da festa como espectador é um privilégio. “A emoção é muito grande. Nunca sonhei que poderia estar presente num evento como esse. Isso eu vou levar para a minha vida inteira", declarou. Sobre a chuva fina, ela disse: "O brasileiro tem sangue quente. Não é uma chuvinha que vai nos desanimar”.
Maracanã em ritmo mexicano
Enquanto um grupo de artistas mexicanos conduzia a festa do palco montado no centro do Maracanã, os brasileiros, nas arquibancadas, aproveitaram e entraram no clima do espetáculo. Empolgados, o empresário Henrique Phenedo, de 45 anos, e a mulher, Maria Cecília Phenedo, de 39, Empolgado, dançavam ao som dos tambores.
“Já é para entrar no clima dos Jogos Pan-americanos de 2011. O México é um país lindo, maravilhoso. O Pan do Rio trouxe mais alegria para a nossa cidade, espero que ele possa fazer o mesmo com Guadalajara”,declarou o empresário.
São Pedro também ajudou para a realização da festa. A chuva tímida que caiu até o início da cerimônia de encerramento deu uma trégua para a felicidades de todos que estavam presentes no Maracanã.
Fonte: G1 - notícia atualizada às 21h33 de 29 JUL 07