Os servidores estaduais do Pará ganharam uma vantagem extra do governo local. Um decreto da governadora Ana Júlia Carepa (PT) estabeleceu ponto facultativo para os funcionários públicos nas sextas-feiras de julho. A medida já valeu para os dias 13 e 20 de julho e será adotada novamente depois de amanhã. O governo admite que a decisão facilita as viagens até as praias paraenses.
A petista já tomou outras medidas polêmicas, como a nomeação de parentes para empregos na administração local. Em maio, teve de exonerar o irmão Luiz Roberto de Vasconcelos Carepa, diretor de Saúde Pública. Já tinha indicado outro irmão, José Otávio Carepa, para a subsecretaria de Esportes. Outras nomeações controvertidas foram a de sua cabeleireira Manuella Figueiredo Barbosa e da esteticista Franciheli da Costa, como assessoras especiais. Ambas já foram demitidas.
O decreto de número 262 da governadora foi publicado no Diário Oficial do Pará, no dia 4. Com apenas três artigos e quatro linhas de extensão, o texto é direto. O artigo primeiro torna “facultativo o expediente nos órgãos estaduais da Administração Direta e Indireta nos dias 13, 20 e 27 de julho de 2007”.
O artigo 2º prevê salvaguardas para evitar prejuízos à prestação de serviços essenciais. Diz que “os órgãos estaduais das áreas de arrecadação, saúde pública e defesa social estabelecerão (...) escalas de serviço de servidores, a fim de que o atendimento à população não sofra solução de continuidade”.
A assessoria de Comunicação Social do governo do Pará explicou a decisão afirmando que “é um costume o funcionalismo público estadual negociar o facultamento das sextas-feiras de julho, período de férias escolares e verão no Pará”. E justifica: “Nesta época, grande parte da população se desloca para balneários. Anteriormente, a negociação era feita por órgãos. O decreto normatiza uma prática comum. Ressalte-se que a medida não interrompe a prestação de serviços essenciais pelo governo.”
PRESTÍGIO
Apesar das medidas polêmicas, Ana Júlia está com prestígio alto no governo.
No dia 3 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ao Pará para fazer o lançamento local do PAC do saneamento e da habitação. O programa prevê investimentos de cerca de R$ 800 milhões para cidades paraenses. Lula decidiu antecipar sua ida ao Pará justamente na estratégia de trocar eventos no Centro-Sul, privilegiando Estados do Norte e Nordeste, onde deve ter uma recepção popular melhor.
Fonte: O Estado de S.Paulo - 25 JUL 07