A partir deste ano, e até 2010, o governo vai pagar metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas da Previdência Social no mês de setembro. A segunda parcela continuará a entrar na conta dos segurados em dezembro. O acordo foi fechado hoje entre o ministro da Previdência, Luiz Marinho, e representantes das entidades de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A antecipação de 50% do 13º salário ocorreu, pela primeira vez, no ano passado e fez parte do acordo fechado entre governo e centrais sindicais para definição do índice de reajuste do salário mínimo. O plano fechado para valer até 2010 já entrará em vigor neste ano. O Ministério da Previdência estima que a antecipação terá um impacto de R$ 6 bilhões na folha de pagamento de benefícios de agosto, que chega aos bolsos dos segurados do INSS nos primeiros dias de setembro.
Marinho afirmou, ao final da reunião, que o objetivo de firmar uma política de médio prazo sobre os pagamentos desse benefício é dar maior previsibilidade aos segurados. "Assim, eles já iniciam o ano sabendo quando poderão contar com um dinheiro a mais", comentou o ministro. Segundo o ministro, o governo não poderia atender o que queriam as entidades de aposentados que era a antecipação da metade do 13º para os meses de julho, já que isso comprometeria a execução orçamentária. "Há alguns compromissos financeiros que já têm de ser honrados no primeiro semestre do ano", disse.
Fonte: G1 - notícia consolidada às 21h28 de 27 JUN 07