Terça, 04 Fevereiro 2025
A MRS Logística pretende investir este ano R$ 726 milhões, alcançando R$ 1 bilhão em 2008 e mais R$ 956 milhões em 2009. O anúncio foi feito ontem pelo diretor de Desenvolvimento da companhia, Henrique Aché Pillar, em evento promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), na capital fluminense. A maior parte destes aportes financeiros será destinada à duplicação do trecho ferroviário de 125 quilômetros entre Barra Mansa e Itaguaí e ampliar os pátios de Barra do Piraí e Brisamar, este último também em Itaguaí.

O objetivo da MRS é atender a demanda que será gerada por grandes investimentos no estado, como os da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz; a fábrica de cimento da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda; e a nova siderúrgica da Votorantim Metais, em Resende.

Atualmente, a MRS transporta 85 milhões de toneladas com origem ou destino no Estado do Rio de Janeiro.

Portos

O investimento em ferrovias será acompanhado de novos projetos na área portuária. A Companhia Docas do Rio de Janeiro, por exemplo, vai realizar obras de dragagem no valor de R$ 70 milhões no Porto de Itaguaí e R$ 14 milhões no Porto do Rio. O superintendente de marketing de Docas, José Luiz Teixeira, afirmou que as obras de dragagem no Porto do Rio aumentarão o calado de 10 metros para 13 metros, possibilitando novos terminais de granéis e produtos siderúrgicos, além de três berços para navios de passageiros.

No Porto de Itaguaí, a intenção é ampliar o calado para 20 metros, garantindo 200 metros de largura. Docas abriu ainda uma concorrência para um novo terminal de granéis sólidos. Para o Porto de Angra, está previsto um terceiro berço e, em breve, será inaugurado o Porto do Açu, no município de São João da Barra. Este projeto está sendo conduzido pela LLX, empresa do empresário Eike Batista, que planeja exportar minério e produtos siderúrgicos pelo novo terminal. O porto terá uma retroárea de 6 mil hectares, disponível para a implantação de um complexo industrial.

No evento foi apresentado ainda o projeto do trem-bala Rio-São Paulo. Segundo o presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, a licitação deve ser feita no início do ano que vem, com as obras começando no próprio ano de 2008. Quatro consórcios já manifestaram interesse em participar da licitação do projeto de US$ 9 bilhões: um da Coréia, liderado pela Korea Train Express; um da França, liderado pela Alstom; um ítalo-brasileiro, com Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Odebrecht e Impregilo; e um japonês, com Mitsubishi e Mitsui, amparadas pelo Jbic, o banco japonês de desenvolvimento.

A MRS Logística investirá R$ 2,6 bilhões até 2009, disse ontem o diretor de Desenvolvimento, Henrique Aché Pillar. A maior parte dos recursos será usada na duplicação da ferrovia que liga Barra Mansa e Itaguaí.

Fonte: DCI - 19 JUN 07
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