Terça, 22 Abril 2025
Com a derrubada das barreiras técnicas que impediam a importação de vergalhões pelos distribuidores brasileiros, o preço do produto no mercado nacional tende a sofrer queda a partir de 2008. Após anos de negociações, a norma NBR 7480/96 da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT) foi revista e harmonizada às especificações internacionais. Essa revisão, que tem previsão de entrada em vigor no início do próximo ano, trará mais flexibilidade para os distribuidores poderem importar o produto, que chega ter preço em cerca de 30% a 40% inferior em alguns mercados externos se comparado ao preço nacional.

“Vamos quebrar a cultura de não importar vergalhão, o que derrubará o preço do produto” diz Rubson Lopes Nogueira, presidente da Associação Mineira dos Distribuidores de Aço para Construção Civil (Amida). Segundo o executivo, a norma ainda não ficou do total agrado da entidade, “mas já é um avanço”. As especificações atuais estão em vigor desde 1996 e não são utilizadas por mais nenhum país grande do mundo, causando uma barreira à importação.

Segundo Maria Cristina Yuan, superintentente do Comitê Brasileiro de Siderurgia da ABNT, o CB-28, “o processo de revisão das normas tem o objetivo de mantê-las harmonizadas com o status tecnológico vigente de processos e produtos e com as necessidades e demandas do mercado”. A revisão do texto, segundo ela, foi feita para verificar a necessidade de adequações e ajustes em atendimento a esse objetivo.

As principais alterações em relação à edição anterior da norma foram as reduções na tolerância da massa linear e na relação elástica LR/LE da categoria CA-50. “Foram harmonizadas às especificações das normas internacionais”, disse Yuan. Também foi excluída a obrigatoriedade do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) da marca do fabricante.

Ainda segundo ela, participaram da discussão especialistas dos fabricantes, de setores consumidores, de universidades e laboratórios. “O projeto de revisão da norma foi colocado em consulta nacional de 30 de janeiro a 2 de abril de 2007. Findo o prazo, realizou-se, em 11 de maio,
reunião para análise de votos, a versão final da norma foi concluída e será encaminhada para publicação”, afirmou.
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!