A economia mundial emitiu mais dióxido de carbono por unidade econômica em 2004 do que em 2000, indicando uma crescente dependência de combustíveis mais poluentes, disseram pesquisadores.
A tendência tem implicações para o aquecimento global futuro do planeta. O aumento dos níveis de dióxido de carbono e de outros gases poluentes na atmosfera terrestre resultantes das atividades humanas está gerando a elevação da temperatura da Terra, e poderá provocar um aumento das secas, inundações e extinções de espécies, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), também conhecido como IPCC, pelas iniciais em inglês. Este ano, o IPCC publicou seu mais detalhado estudo sobre as mudanças climáticas do planeta.
A tendência das emissões de dióxido de carbono — gás que é tido pelos cientistas como o principal responsável pelo aquecimento global — observada desde 2000 está no limite superior dos cenários previstos pelo painel, disseram os pesquisadores em relatório publicado ontem pela Proceedings of the National Academy of Science.
As emissões per capita de gases cresceram cerca de 8% e o consumo per capita de combustíveis avançou 7% entre 2000 e 2004, após terem se mantido quase constantes entre 1980 e 1999, disseram os cientistas, coordenados por Michael Raupach do Projeto Global de Carbono. A sede do grupo fica nas instalações da Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Commonwealth, em Canberra, na Austrália.
“Mesmo os cenários mais exagerados relativos à utilização de combustíveis fósseis subestimaram o crescimento real das emissões durante esse período”, disseram os cientistas.
“Tendências recentes de alta sólida ou ligeira na intensidade de carbono gerado por combustíveis foram registradas tanto em regiões desenvolvidas quanto em regiões em desenvolvimento. Nesse sentido, nenhuma região está ‘descarbonizando’ seu abastecimento de combustíveis.”
Este mês, o painel da ONU publicou um relatório indicando que os piores efeitos do aquecimento global podem ser evitados com