Terça, 04 Fevereiro 2025
Empresa alemã, agora controlada pelo grupo francês Theolia, planeja gerar105 MW. A Natenco do Brasil Energias Alternativas Ltda., subsidiária da Natural Energy Corporation (Natenco), da Alemanha, anunciou um investimento de R$ 200 milhões para a construção de três parques eólicos no Rio Grande do Sul, situados nos municípios de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do Estado, com 50 megawatts (MW), Imbé e Xangrilá (ambas, no litoral norte), cada um com 27,5 MW. A informação é da diretora de gerenciamento da empresa Carolina Chemale Preis.Na verdade, os projetos foram iniciados pelo grupo alemão Eternegy, há cerca de quatro anos, que contratou a gaúcha Prowind, prestadora de serviço, para ajudar nos trâmites junto ao governo do Estado. Mas com a desativação da Eternegy, a titularidade está sendo repassada para a Natenco do Brasil, por meio de encaminhamento à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e, posteriormente, à Eletrobrás.

A executiva participou de audiência com o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), Nelson Proença, para solicitar apoio aos projetos. A diretora da Natenco revelou que foram feitos contatos com Proença na Feira de Hannover, na Alemanha, reforçando-se agora as negociações para que os projetos se tornem concretos. "Uma parte do investimento já foi feita, outra será financiada e agora aguardamos a posição do governo gaúcho", diz a executiva, referindo-se ao programa RS Energia. Lançado este mês, o programa pretende atrair investidores para a geração de energias eólica, solar, por biodiesel e etanol e para a instalação de pequenas termelétricas e hidrelétricas.

"Este programa é um grande avanço", destaca Carolina Preis, acrescentando que foi preciso trocar a área original de Imbé por outra devido a construções residenciais e de uma escola junto ao parque. Desde dezembro passado, a alemã Natenco foi incorporada ao grupo francês Theolia.

Fonte: Gazeta Mercantil - 30 ABR 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!