Terça, 04 Fevereiro 2025

Impulsionado pelo barulho lá de fora, o Brasil está passando por uma nova onda de consolidação bancária. O reposicionamento global dos bancos está se dando de uma forma acelerada e os bancos brasileiros estão acompanhando isso de perto, buscando novas posições, principalmente na América Latina. Ontem foi a vez da Itaúsa comprar, por US$ 150 milhões, os ativos de private banking do ABN Amro na América Latina, uma maneira mais rápida de crescer na região. A aquisição não foi feita por meio do Banco Itaú porque a compra do BankBoston ainda não foi aprovada pelo Fed. Mas trata-se do mesmo conglomerado que continua negociando também a compra do Banco BMG, apesar de ambas as instituições financeiras negarem. Negociação esta iniciada antes de o Bradesco comprar o banco BMC, e de difícil encaminhamento, pois ao firmar um acordo com o Itaú, há dois anos, o BMG deu ao banco opção exclusiva de compra.

O ABN Amro, por sua vez, analisa, na reunião do seu board no dia 26, em Amsterdã, a proposta montada pelo Barclays e outra que deve unir Royal Bank of Scotland, Santander e Fortis. Se a primeira vingar, o ABN não será tão retaliado. Consta que somente a operação nos Estados Unidos, o LaSalle Bank, será vendida a terceiros. Se a segunda proposta for aceita, o ABN será dividido em três partes, sobrando para o Santander as operações da América Latina, as americanas ficarão com o Fortis e as da Europa, com o RBS. No entanto, atenção: existe grande possibilidade de surgir uma “terceira via”, mudando o jogo por completo.

Ainda na Europa, o espanhol BBVA fez acordo recentemente se dispondo a pagar US$ 10 bilhões pelo americano Compass Bancshares. E o Santander, seu concorrente, avança sobre o americano Sovereign Bancorp. Dos EUA, o Citigroup tenta correr atrás dos concorrentes menores. O banco americano, aliás, era um candidato forte à compra do ABN, mas o Barclays contratou-o para assessorar sua participação no negócio e garantiu que se mantivesse fora da jogada. No Brasil, porém, continua valendo uma velha pergunta: quando é que o Citigroup vai conseguir comprar algum banco no País?

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!