Quarta, 05 Fevereiro 2025

As siderúrgicas brasileiras discutem na quarta-feira que vem, em reunião do conselho do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), a possibilidade de pedirem investigação de prática de dumping contra um subsídio oferecido pela Ceará Steel.

O motivo é o fornecimento de 100 mil toneladas de placas de aço importadas, com desconto de 40% sobre os preços de mercado, oferecidas à Petrobrás pela siderúrgica coreana Dongkuk, uma das acionistas do projeto. Essa seria a compensação para os gastos com fornecimento de gás, que poderá ser subsidiado pela estatal.

O projeto da Ceará Steel, previsto para daqui a três anos, poderá sofrer também um revés judicial. Essa questão também será analisada na semana que vem e poderá resultar numa ação judicial de primeira instância para alegar o que o IBS interpreta como “concorrência ruinosa”. Além das placas de aço coreanas mais baratas, que seriam usadas para a construção de navios ou plataformas da Petrobrás, as siderúrgicas brasileiras reclamam do preço do gás em negociação.

Para as siderúrgicas, o valor reivindicado pela Ceará Steel, de US$ 3,20 por milhão de BTU (unidade calorífica do gás), está abaixo do que pagam. Para a Petrobrás, o valor mínimo, sem subsídio, é de US$ 5,80. “Vamos examinar todas as possibilidades na defesa do nosso interesse. Não podemos correr risco de ações de dumping internacional”, diz o presidente do IBS, Luiz André Rico Vicente, se referindo às normas da Organização Mundial do Comércio.

Fonte: O Estado de S.Paulo - 21 MAR 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!