Depois de um leilão que durou cinco horas, a Votorantim conseguiu comprar no início da madrugada de sábado 52% das ações da siderúrgica colombiana Acerías Paz del Río por US$ 489 milhões, 157% superior ao valor inicial de 426,72 bilhões de pesos (US$ 193,45 milhões). Na disputa, a empresa bateu três fortes concorrentes: a Arcelor Mittal e as brasileiras Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Gerdau. Trata-se da mais importante aquisição ocorrida na Colômbia neste ano.
A disputa só foi fechada na 20ª rodada de propostas, quando apenas a Votorantim — tradicionalmente não afeita a comprar ativos no exterior — deu proposta sozinha, deixando para trás a Arcelor Mittal, até então a única que ainda estava na disputa pelo controle da siderúrgica colombiana.
Do total de ações à venda, 65,16% pertenciam a trabalhadores e aposentados da empresa. O governo colombiano tinha 17,57% das ações, e os outros 17,27% eram de acionistas minoritários. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, destacou o resultado da venda do controle da siderúrgica. O chefe de Estado lembrou que a empresa foi recuperada em 2003, depois de um grande acordo no começo de seu primeiro mandato entre o governo e os trabalhadores e aposentados. A Acerías Paz del Rio conta com mais de 2.700 funcionários, que eram em conjunto sócios majoritários da empresa.
Fonte: DCI - 19 MAR 07