O Grupo Martins, o maior atacadista distribuidor da América Latina, com sede em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já tem tudo pronto para colocar no mercado mais uma empresa de logística.
O projeto, tratado com discrição pela empresa, vem sendo desenvolvido nos últimos dois anos, inclusive com a ampliação da carteira de clientes.
Finalizados os planos de marketing e negócios, a expectativa é de que a nova empresa do grupo mineiro, que atua em todos os municípios brasileiros, seja lançada em abril.
2 mil veículos
Com uma frota formada por cerca de 2 mil veículos, o grupo já atua no segmento de logística, através da Marbo Logística Integrada. A empresa foi criada em 1989 como o braço de transportes do Martins.
Hoje, é responsável por toda a logística da empresa, contando com 52 filiais e cinco centros de distribuição. De acordo com Ariovaldo Gignon, diretor de Logística do Grupo Martins, a nova empresa deve atuar, assim como a Marbo, em todo o País, mas prestando serviços para terceiros. “Vamos buscar uma carteira de clientes nova. E essa captação já foi iniciada”, diz.
O executivo não revela detalhes do novo empreendimento. No entanto, diante da estabilidade econômica, da queda dos juros, da maior disponibilidade de crédito e com a sinalização do aumento dos investimentos do setor privado, o Grupo Martins aposta também no aumento da demanda pelos serviços de logística. “Já estamos conversando com alguns potenciais clientes. E, nas conversas, sentimos que a procura pelos serviços de logística vai aumentar nos próximos anos”, explica Gignon.
História
O diretor de Logística do Grupo Martins acredita que, no máximo em 30 dias, a nova empresa deve começar a operar a partir de Uberlândia, cidade onde nasceu o maior distribuidor atacadista da América Latina e que tem mais de 230 mil clientes em todo o País. “Restam poucos detalhes para iniciarmos as operações. Como já trabalhamos na área [de logística] há bastante tempo, elaboramos um plano de negócios específico para a nova empresa já nascer com uma carteira de clientes com potencial de negócio dentro da nossa linha de operação”, completa o executivo.
Além de atuar no setor de logística, o Grupo Martins controla a rede de supermercados de bandeira Smart, que tem aproximadamente 1.000 lojas distribuídas por dez estados brasileiros. A Rede Smart funciona em parceria com pequenas redes de supermercados. Os mercados de vizinhança reformam as lojas para seguir um modelo padronizado, mas podem manter seu nome original. O Martins não é dono das lojas. Ao se associar à marca Smart, os comerciantes passam a contar com a força da central de compras do Martins para negociar preços com os grandes fornecedores.
Fora do segmento varejista-atacadista, o Martins também controla o Tribanco, que desenvolve produtos e serviços que possam facilitar a relação entre o fornecedor e a empresa.
Além disso, o banco abriga as micro e pequenas empresas que estão em contato constante com o grupo.
O presidente do Grupo Martins, Alair Martins do Nascimento, abriu seu primeiro armazém aos 19 anos. Para fazer a empresa crescer, chegou a ficar dez anos sem férias.
Hoje, dirige um grupo que emprega 5 mil pessoas.
Fonte: DCI - 02 MAR 07