Segunda, 29 Abril 2024

O Governo do Estado do Tocantins está promovendo uma campanha para o registro da propriedade de pequenos agricultores no Cadastro Ambiental Rural (CAR), sistema eletrônico nacional que integra informações ambientais das propriedades e posses rurais para controle, monitoramento e combate ao desmatamento.

Leia também
Desmatamento da Amazônia Legal aumentou 169%
Semiárido terá 600 bancos de sementes até 2016

No município de Pindorama, a 196 km de Palmas, o casal de agricultores Edson Anisio e Edileuza Maria vive na Chácara Argentina, sendo um dos pioneiros no cultivo da Guariroba, como alternativa de renda extra. Na pequena propriedade rural, em 1,5 hectares de terra estão plantados 10 mil pés dessa espécie de palmeira nativa do cerrado, da qual é extraído um palmito de sabor amargo, mas de grande aceitação no mercado.

Segundo o agricultor, uma de suas grandes preocupações sempre foi produzir com sustentabilidade associada à preservação da natureza. Sua propriedade é considerada modelo de manejo correto. A chácara de 50 hectares tem 60% da vegetação natural está preservada. Essa situação garantiu a inscrição do imóvel no CAR.

"Atualmente 1.500 pés de guariroba estão prontos para serem vendidos. A posse do documento valida meu negócio. Já possuo a DAP (Declaração de Aptidão) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), agora estou aliviado, posso trabalhar sem medo, minha vida está em ordem", comemora o agricultor.

"O documento é obrigatório e o Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins), como órgão de assistência técnica e extensão rural, está apto a emitir o Cadastro gratuitamente. Os agricultores familiares que possuem até 300 hectares de terra podem procurar um de nossos escritórios para emitir o CAR de sua propriedade, sem pagar nada por isso", Thalline Rodrigues, engenheira técnica do Instituto.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome