O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi reinaugurado na manhã dessa terça-feira (2) com nova infra-estrutura de trabalho e serviços oferecidos à população. As análises microbiológicas e físico-químicas foram reforçadas e a instalação de novos equipamentos agilizará os processos.
Leia também
Cinturão Verde em Maceió recebe certificado ambiental da Unesco
Reflorestamento pode salvar bacias hidrográficas do Rio
“A modernização do Laboratório é um investimento que continuará sendo feito. Nós buscamos uma gestão de excelência e a concretização disso é uma forma de garantirmosparcerias e novos convênios para melhorar nossa estrutura de trabalho”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do órgão.
Os novos equipamentos foram repassados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da Agência Nacional de Águas (ANA), dentro do Programa Nacional de Qualidade da Água. Entre os mais importantes estão o cromatórgrafo de íons, que identifica a presença de elementos como nitrato, nitrito, amônia, ferro e cloreto; o espectrofotômetro UV visível, que identifica a concentração principalmente de clorofilas e feopigmentos; e a sonda multiparamétrica, que realiza análise de PH, turbidez, oxigênio dissolvido, saturação, salinidade, sólidos totais dissolvidos, entre outros.