Sexta, 26 Abril 2024

Portogente conversou com Luiz Fernando Scheibe, roteirista do documentário Água_Vida, que trata da crise hídrica mundial e que foi veiculado pela TV Brasil no Dia Mundial da Água, em 22 de março último.

Leia também
E a água, governador?
O combate à privatização da água em França

Scheibe é professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Doutorado Interdisciplinar e da Pós-Graduação em Geografia. O documentário é resultado do Projeto Rede Guarani Serra Geral, coordenado por ele, onde um grupo de pesquisadores há mais de 10 anos estuda a questão das águas dos aquíferos Guarani e Serra Geral.

A privatização é a grande questão por detrás da crise hídrica, denuncia Scheibe, envolvendo corporações multinacionais na exploração e engarrafamento das águas, que são um patrimônio natural do povo brasileiro. Lamenta a falta de conhecimento da sociedade e a ausência de uma legislação mais rigorosa para evitar a privatização do recurso.

Qual a origem do documentário Água_Vida e a intencionalidade da equipe que o produziu?
Scheibe - Coordenamos o Projeto Rede Guarani Serra Geral, onde estudamos a gestão integrada dos recursos hídricos, dando ênfase à questão das águas subterrâneas. O aquífero Guarani (todo mundo já conhece) tem em cima dele um outro aquífero, o Serra Geral. Ambos são muito utilizados, especialmente em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Sendo que o Guarani é muito utilizado por São Paulo. O Água_Vida é um piloto que nos foi solicitado pela TV Brasil para o Dia Mundial da Água. É resultado dessa pesquisa que vem sendo desenvolvida há mais de 10 anos, com a participação das universidades federal de Santa Catarina (UFSC), do Planalto Catarinense, do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), UNC, Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), da estadual de Santa Catarina (Udesc) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), além da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Agência Nacional da Água (ANA). Há um trabalho muito grande de pesquisa que subsidia o que está exposto como uma das sínteses possíveis dentro do Água_Vida.

Foto: Consagro

Professor alerta para o uso indiscriminado dos aquíferos de forma privatizada e sem a regulação rígida de leis

As reservas desses dois aquíferos já são utilizadas para o abastecimento da população?
Scheibe - Sim, esta água está sendo muito utilizada. Eu diria que cerca de 50% dos municípios de Santa Catarina usam exclusivamente água subterrânea para o abastecimento público e os demais de alguma forma também utilizam. Só que essa água dos poços, quando não é para o abastecimento público, é de certa forma privatizada. Isso porque quem abre o poço fica de dono daquela água.

Como que vocês chegaram a essa conclusão sobre a privatização?
Scheibe - Nesse trabalho entramos em contato com muitas discussões sobre a água, especialmente a privatização dos recursos hídricos, que está sendo executada no mundo inteiro pelas grandes empresas, como a Suez, Veolia, Bestel, que fazem a privatização do abastecimento da água. Por outro lado, a água engarrafada. A Nestlé já é dona de mais de 50% de toda a água engarrafada que é vendida no Brasil. 

Esse fenômeno da privatização da água está sendo realizado na periferia do sistema hídrico sem o conhecimento da sociedade e sem uma legislação que normatize essa situação?
Scheibe - Conhecimento da situação a sociedade realmente não tem. A legislação sobre isso ainda é muito frouxa. Nessa discussão entramos em contato com os livros da Mode Barlon, que fala no documentário. Chegamos à conclusão que precisamos ter uma forma de difusão de conhecimento. Para essa difusão previmos fazer um próximo documentário, especialmente sobre as águas superficiais e subterrâneas em Santa Catarina. Já fizemos 40 horas de gravações, para 26 minutos de documentário. Existe a possibilidade de fazermos um documentário maior e quem sabe uma série para a televisão, que irá dissecar muitas das questões que foram rapidamente abordadas nesse documentário.

Ficha Técnica:
Documentário Água_Vida
(2015, 26 minutos)
Direção: Zeca Nunes Pires
Roteiro: Luiz Fernando Scheibe, Arthur Schmidt Nanni e Luciano Augusto Henning
Coordenação de pesquisa: Luiz Fernando Scheibe

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome