No primeiro semestre de 2015, o Aeroporto de Campina Grande/Presidente João Suassuna (PB) reduziu o consumo de água em 72,96% em relação ao mesmo período de 2013. Nos seis primeiros meses deste ano, foram consumidos 737 m³ de água, enquanto no primeiro semestre de 2013 o consumo foi de 2.726 m³.
“Esse resultado é fruto de diversos procedimentos que foram adotados desde 2013 no Aeroporto de Campina Grande com o objetivo de reduzir o consumo de água, realizando uma melhor gestão dos recursos disponibilizados”, destacou Roberto Germano de Souza Araújo, superintendente do aeroporto paraibano.
Entre esses procedimentos adotados a partir de 2013, estão:
- Reaproveitamento de água dos testes diários dos Caminhões de Combate a Incêndio (CCIs). Este projeto foi o pioneiro entre os aeroportos da Rede Infraero e no seu efetivo uso já foi registrada redução no consumo de água de aproximadamente 20%;
- Captação de água pluvial da cobertura da Seção de Combate a Incêndio (SCI) para uso no projeto piloto;
- Captação de água pluvial em 50% da cobertura do terminal de passageiros para reuso nas descargas e sanitários de uso coletivo do terminal e da manutenção;
- Substituição das torneiras convencionais por torneiras de fechamento rápido nas pias de todos os sanitários do terminal de passageiros.
O superintendente explica que outros processos para redução do consumo ainda serão implantados, tais como a captação dos outros 50% da cobertura do terminal de passageiros para uso nas descargas dos sanitários da administração e da SCI e também a reutilização de água pluvial para limpeza de pisos, veículos e irrigação de jardins.