A Cargill Agrícola S/A obteve a licença ambiental que autoriza a expansão da atual fábrica de moagem de grãos de soja, da produção de farelo, da extração de óleo de soja e implantação de uma nova refinaria da glicerina, além do Terminal Hidroviário e Ramal Ferroviário, atendendo sua produção máxima de biodiesel.
A Licença de Instalação LI nº 84/2015 concedida pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) teve como base estudos técnicos e ambientais do empreendimento, além de audiência pública em Três Lagoas, realizados pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia.
Atualmente a CARGILL de Três Lagoas possui a capacidade de processamento de 2.100 ton/dia de grãos de soja, produção de 388 ton/dia de óleo vegetal degomado, fabricação de 1.640 ton/dia de farelo de soja, e produção 700.000 litros/dia de biodiesel.
A planta da Cargill terá sua capacidade de processamento ampliada para 3.200 ton/dia de grãos (ruptura/descascamento, condicionamento e extração do óleo de soja). Já a nova refinaria de glicerina está dimensionada para produzir 80 toneladas/dia.