Até o final deste ano Sorocaba terá mais dois meliponários - espaços de coleção e cultivo de abelhas nativas -, que serão implantados nos parques da Biquinha e da Água Vermelha, dentro da agenda de atividades do projeto VivAbelha. A informação foi dada neste domingo, na inauguração do terceiro meliponário da cidade, que foi instalado no Parque da Biodiversidade, marcando a passagem do Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos.
De acordo com o técnico ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), José Carmelo de Freitas Reis Júnior, o meliponário do Parque da Biquinha será inaugurado no dia 22 de fevereiro e do Parque da Água Vermelha no mês de setembro. A meta, informou, é de que anualmente a cidade receba dois novos espaços como estes, até que todos os parques ecológicos tenham seu próprio meliponário. Com exceção de 2015 que, no total, somará três meliponários inaugurados.
Sorocaba já conta com meliponários no Parque Natural Chico Mendes, no Jardim Botânico Irmãos Villas-Boas e agora no Parque da Biodiversidade. A ideia da ação, reforçou o secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro, é sensibilizar a população quanto à importância da conservação de abelhas, que têm função importante na manutenção da flora. Sem contar que são produtoras de mel, cera, pólen, própolis e geoprópolis. A proposta é compartilhar os conhecimentos na área da meliponicultura, integrando ciência e sociedade. "Um dos principais problemas nessa área é que as abelhas nativas estão diminuindo a cada dia em razão de fatores como o desmatamento, uso de agrotóxicos, competição com as abelhas africanizadas e extração ilegal", lembrou Clebson.
Neste domingo, na inauguração do terceiro meliponário da cidade, técnicos ambientais, representantes das entidades parceiras do projeto, como a Associação Paulista de Técnicos Apícolas (APTA), Federação de Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP) e a Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região (Coapis), dividiram o conhecimento com leigos e estudantes, que buscavam mais informações sobre essa cultura.
Sabrina Elen dos Santos, estudante de Biologia, aproveitou o período de férias para aprender mais sobre o cultivo de abelhas, o que faz parte do seu currículo escolar também. Já Tiago Elias, aluno de Engenharia, acompanhava Sabrina e se surpreendeu com as informações obtidas - e classificou as abelhas como ótimas engenheiras. O Parque da Biodiversidade fica na avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba.