Trabalhadores que atuam no Porto de Suape, em Pernambuco, denunciaram à Ouvidoria da Agência de Meio Ambiente do estado possível irregularidade com relação a uma operação de descarga do óleo bunker neste domingo (22). Segundo eles, a operação teve início sem a colocação de bóias flutuantes que conteriam eventuais vazamentos.
O combustível começou a ser retirado do navio navio Alpine Liberty, atracado na posição PGL1-B do Complexo Industrial Portuário de Suape, onde o óleo da Petrobras está sendo transferido para o Terminal Químico de Aratu (Tecmar), que apesar do nome opera no porto pernambucano.
De acordo com o Fórum Suape, que divulgou as informações à imprensa, "não é a primeira vez que o descumprimento de procedimentos de segurança estabelecidos ocorre no descarregamento de material da Transpetro, na movimentação e estocagem de material altamente poluente no Porto de Suape".
Atualização
Em nota oficial à imprensa, a Transpetro informa que "não procede a informação de que o navio Alpine Liberty e a operação em questão pertencem à Transpetro ou a qualquer prestadora de serviço da Companhia".