Dia a Dia

Vale a pena reproduzir, a seguir, matéria publicada no Jornal do Comércio (RS), sobre delegação holandesa que visita o Brasil desde esta segunda-feira (2). Especificamente reproduzimos declaração do presidente da Câmara Internacional dos Transportadores e Distribuidores Holandeses, Dirk't Hooft, na visita que fez, nesta terça-feira, ao estado do Rio Grande do Sul:

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É fato que uma das grandes polêmicas hoje no cenário portuário nacional é a da mão de obra. A Lei dos Portos, que foi chamada, por todos, inclusive pelos sindicalistas, como a lei de modernização dos portos mudou muita coisa, e bagunçou outras.

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Acertada a intenção do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra, de arrendar a usina hidrelétrica de Itatinga, visando modernizar a geração de energia elétrica, de modo a atender às demandas do porto e também, se possível, para vender o excesso, como acontecia em passado recente.

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Nesta quarta-feira (18), a partir das 15 horas, será realizada uma reunião na Secretaria Especial de Portos (SEP) para discutir a auditoria das dívidas das Companhias Docas com o fundo de pensão Portus. O encontro em Brasília deve contar com as  presenças do presidente do Instituto, Eduardo Celso de Araújo Marinho, e do ministro-chefe da SEP, Pedro Brito.O assunto tem grande repercussão em todo o País por envolver o plano de previdência de milhares de portuários brasileiros. E a pedidos de vários desses portuários, muitos deles internautas assíduos do PortoGente, reproduzimos aqui entrevista publicada na última sexta-feira (13) em que o presidente Marinho afirma que o Portus quer R$ 310 milhões de aporte ainda este ano.

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Para fazer tornar bem real a letra da Lei de Modernização dos Portos e estimular o progresso do Porto de Santos, a Codesp precisa perceber a importância de incluir no seu planejamento o esforço institucional para promover o entrosamento de todos os trabalhadores do porto. Esse planejamento se justifica de maneira clara, ao se levar em conta que entre as quase cem empresas operadoras do porto, há algumas com mais de mil funcionários, número este que corresponde ao quadro atual de pessoal da Autoridade Portuária.

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