Sábado, 30 Novembro 2024

Dia a Dia

Outra polêmica nas mãos de Pedro Brito, dos Portos: a viabilidade econômica do Porto de Cabedelo (PB). Estava programada para esta terça-feira (15) uma reunião, em Brasília, com o ministro dos Portos e autoridades portuárias, políticas e sindicais da Paraíba. O grupo paraibano entregaria ao titular da SEP documento provando por “a + b” que o porto é viável e, por isso, deve sim receber recursos para a dragagem no valor de quase R$ 50 milhões.

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Os portos do Paraná, pela pujança e importância que têm no cenário econômico do País, sempre atraem as atenções e comentários dos internautas do PortoGente. A mais nova “atenção despertada” foi em cima da reportagem 'Governo Requião ameaça rescindir contrato para reestruturar Porto de Antonina'.

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Anelise Rambo Guardiola, que trabalha na área de logística de carga em Londrina (PR), é a vencedora do sorteio do PortoGente. Ela ganhou um exemplar do Dicionário de Logística e Comércio Exterior, de Silvia Rosmarie Lehmann Gauch. A obra editada pela Aduaneiras tem 1.090 páginas e o custo padrão de R$ 240,00.

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O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) está aguardando uma análise final da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) para emitir a Licença de Instalação (LI), documento que falta ser liberado para que a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos saia do papel e se torne realidade. A novidade foi revelada na tarde desta quarta-feira (9) ao PortoGente pelo coordenador geral de licenciamento de Transportes do Ibama, Eugênio Pio Costa.

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O Terminal de Vila Velha (TVV), em Vitória (ES), anunciou, nesta semana, a chegada de seu terceiro portêiner. O equipamento, made in China, deverá chegar entre os dias 10 e 20 de outubro. O portêiner virá no navio Zen Hua 22, que fará uma operação programada, exclusivamente de atracação e descarga do novo equipamento para o Terminal. De acordo com Robinson Ferraz, supervisor de Planejamento de Operações do TVV, o equipamento faz parte dos investimentos em andamento no terminal e “irá melhorar, ainda mais, o atendimento aos nossos clientes”. Serão realizadas alterações no trânsito e na baía de Vitória, iguais aos de 2001 para o recebimento dois primeiros portêineres. No dia da entrada do navio transportando o equipamento, a Ponte Deputado Darcy Castelo de Mendonça, mais conhecida pelos capixabas como Terceira Ponte, será paralisada no momento da passagem da embarcação. Outra alteração é quanto à movimentação de navios na baía de Vitória, que poderá sofrer atrasos nas atracações. Segundo Ferraz, a meta do TVV é realizar a operação “o mais rápido possível de forma a minimizar os possíveis atrasos e desvios em suas operações normais”. O novo portêiner, fabricado pela empresa chinesa ZPMC, pesa cerca de mil toneladas e seu custo é de US$ 6,5 milhões. Quando parqueado (estacionado) e com a lança levantada, sua altura é de 84 metros. A utilização de mais um portêiner – um dos mais modernos – no TVV foi autorizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e pelo Conselho Estadual de Cultura. O equipamento vai operar nos berços 203 e 204, em Capuaba.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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