Quinta, 19 Setembro 2024

Dia a Dia

Alexandre Gonçalves da Rocha, da Itajaí Prático Serviços de Praticagem, nesta segunda-feira (13/01), conferiu a situação do Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina, e constatou que a vazão está acima de 900 m3/s em Blumenau e com tendência de subida. Ele explica que o “aumento da velocidade da corrente pode causar perturbações nas operações do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes”.

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Brasil vive momentos contraditórios, próprios da economia que dita as regras no mundo. Ao mesmo tempo em que sua economia foi parcialmente blindada das crises financeiras mundiais, desde 2008, o país vive a contradição de não conseguir se olhar bem no espelho. Por isso, de forma tímida, agora, começa a querer impor regras “extra” legais, ou acima das leis nacionais, tentando proibir o tal do “ir e vir” – preceito altamente consagrado pela Constituição de 1988, que, recentemente, completou 25 anos de vida.

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A Secretaria de Aviação Civil (SAC) publicou, nesta semana, portaria conferindo anuência à concessão de cinco aeroportos regionais do Estado de São Paulo. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está conduzindo o processo licitatório que será feito em único lote com concessão por 30 anos e investimento mínimo de cerca de R$ 75 milhões. A receita estimada, considerando apenas os investimentos mínimos, é de R$ 655 milhões ao longo da concessão. A agência protocolou o pedido de anuência junto à SAC há oito meses. A expectativa é que o edital de concessão seja publicado até março e a abertura das propostas 45 dias após a publicação.

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Infelizmente o Brasil não está livre do desenvolvimento predatório à base de violência contra os mais fracos. É o que se vê, em profusão de histórias, no entorno do Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Pernambuco, e uma das vitrines do modelo de gestão do governador Eduardo Campos, provável candidato à Presidência da República pelo PSB. O texto abaixo – publicado no jornal O Trecheiro, em 2012 – mostra uma realidade de Suape que não estamos acostumados a ver na imprensa ou nas propagandas oficiais de governos e eleitorais de candidatos. Histórias como essas nunca perdem a atualidade, são sempre atuais.

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A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou nesta quinta-feira (09) a Resolução 3.220, que estabelece procedimentos para a elaboração de projetos de arrendamentos nos portos organizados. A Resolução normatiza também a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de arrendamento de áreas e instalações portuárias.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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