Em duas horas de explicações, o gerente-geral de Implementação de Empreendimentos da Petrobras, Glauco Colepicolo Legati, negou qualquer erro de projeto ou superfaturamento nas obras da Refinaria Abreu e Lima, construída em Suape, Pernambuco. O depoimento foi colhido em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga irregularidades na companhia petrolífera. Segundo ele, a unidade tem 88,5% de execução física e entrará em operação no fim deste ano, com capacidade para processar mais de 200 mil barris diários.
De acordo com estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de grãos 2013/2014 deve chegar a 193,87 milhões de toneladas. Ante à colheita anterior (188,66 milhões), o crescimento é de 2,8%. Também houve aumento na comparação com a estimativa de junho, de 0,15%. Uma majoração sensível que pode complicar ainda mais a logística nacional, ou a falta dela.
A derrota histórica que a Seleção Brasileira de Futebol sofreu, nesta terça-feira (8/7), num placar de 7 x 1 para a Alemanha, fez o País "acordar" nesta quarta-feira olhando para o próprio umbigo. Uns com a cabeça mais inchada que outros, todavia, fato é que o povo brasileiro simplesmente silenciou. E, agora, com a calma necessária, o coração sereno e a espinha ereta, brasileiros e brasileiras devem se concentrar na próxima partida de 2014, as eleições que chegam em outubro. Importante sermos inteligentes neste momento e não confundir o que se faz dentro de um campo de futebol e o que se faz fora dele.
A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) emitiu recomendação para que a Capitania dos Portos baiano assegure aos candidatos a processos seletivos realizados pelo órgão, por meio de publicação em edital, a possibilidade de obtenção de vista dos autos, assim como de interposição de recursos em face de gabaritos e correções.
A dragagem, no Porto de Santos (SP), não lembra nem o parto da montanha. Se a montanha pariu um rato, a dragagem é uma natimorta. Confiabilidade, continuidade e custo, nessa ordem, são os três pontos que devem balizar um plano de dragagem que garanta acessibilidade aos terminais portuários.