Domingo, 10 Novembro 2024

Dia a Dia

Na próxima sexta-feira (28/11), no Rio de Janeiro, movimentos sociais prometem faze rum ato nacional em defesa da Petrobras 100% estatal, sob controle dos trabalhadores. Se é um devaneio ou não, o fato é que a maior companhia petrolífera brasileira passa por momentos agudos e precisa ser "dedetizada" das mãos de roedores do patrimônio público.

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Em artigo publicado na imprensa, o advogado Gustavo Flausino Coelho, também mestrando em direito empresarial na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sugere que um tema deva ser pauta no mandato presidencial a ser iniciado em 1º de janeiro de 2015: as agências reguladoras. "Não resta dúvida – tanto para as empresas como para os consumidores – que o governo precisa fortalecê-las a fim de promover o país a um novo patamar de desenvolvimento econômico e social", afirma.

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Não há dúvida que devem se tornar inidôneas as empreiteiras cujos diretores forem condenados na operação Lava Jato da Polícia Federal, como o procurador de Contas Júlio Marcelo de Oliveira pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 21 último. Se equivoca o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao defender que as empreiteiras sejam “sanadas” de forma a não prejudicar a economia brasileira e os corruptos devem ser punidos.

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Em meio a tantos escândalos envolvendo o nome da maior companhia petrolífera brasileira, a Petrobras, movimentos sociais reafirmam a campanha “O petróleo tem que ser nosso”. Segundo participantes da campanha, é hora de manter a cabeça erguida e avançar nas propostas do movimento.

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“Vinte e três por cento do Produto Interno Bruto brasileiro, quase 30% dos empregos do País e cerca de 80% do saldo comercial externo. Essas são algumas das credenciais que fizeram o agronegócio ter uma dimensão inédita e um lugar de destaque nas disputas eleitorais deste ano.” A avaliação é de Alan Riddell, da KPMG no Brasil, lembrando que, no recente processo eleitoral, todos os candidatos incluíram o setor na pauta de suas campanhas e tiveram como estratégia a  aproximação com líderes e entidades representativas do segmento.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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