Sexta, 26 Abril 2024

O sempre atento presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço, nos informa uma preocupação com o arquivamento, pelo governo estadual, do projeto Via Mar, que previa a construção de uma estrada ligando Suzano à área continental de Santos, que seria interligada ao Rodoanel, no seu trecho Leste, e representaria uma alternativa para as congestionadas rodovias Anchieta e dos Imigrantes. Segundo explica, tal traçado permitiria ao motorista seguir um percurso formado por túneis e viadutos até a cidade santista, próximo à entrada do Guarujá, na altura do pedágio da rodovia Cônego Domenico Rangoni, alcançando a margem esquerda do porto. 

"Essa rodovia, se aprovada, levaria grande desenvolvimento ao Litoral Norte do Estado, hoje em flagrante descompasso com o progresso que se vê no Interior. A estrada seria construída por uma parceria público-privada (PPP)", observa, informando que o governo paulista alega a situação do País para tal atitude.

No entanto, defendeLourenço, é de se ressaltar que uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista deveria ser considerada prioridade nacional, já que pelo porto de Santos passam 27% do comércio exterior. "Ou seja, não era o caso de se tomar aquele projeto como um assunto regional, pois o seu arquivamento deverá comprometer o próprio desenvolvimento nacional."

Apesar dos discursos por uma economia mais ágil, que significa ter uma infraestrutura logística também ágil, as soluções, ao que parece, estão cada vez mais. Como distante está a mudança da matriz de transporte do País. Pelas nossas estradas perigosas são transportadas mais de 70% das cargas, enquanto apenas 18% passam por ferrovias. Os dados são do próprio Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão ligado ao Ministério dos Transportes.

Lourenço dá a linha do sentimento de todos que precisam ou querem que as coisas mudem na logística nacional: "Como mudar essa matriz de transporte será tarefa para gerações de brasileiros, a alternativa que resta é continuar a investir na ampliação da malha viária. Nesse sentido, a construção da rodovia Suzano-Santos seria uma opção menos onerosa, que poderia ajudar a melhorar o fluxo de veículos rumo ao Litoral. Outra opção é a conclusão das obras da BR-163, no trecho Cuiabá-Santarém, em território paraense, prevista agora para o final de 2017, que ajudará a desviar a produção do agronegócio da região Central para o Norte, em vez de continuar a seguir em direção aos portos do Sudeste e do Sul."

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