Terça, 16 Abril 2024

Aglutinar as agências reguladoras de transportes terrestres (ANTT) e aquaviários (Antaq) faz parte inequívoca das reformas propostas na Agenda Brasil apresentada pelo Senado, como medida de economia e melhora da eficiência. Assim, também repara a criação imoral do deputado relator da lei, e ex-ministro Eliseu Rezende, que criou a ANTT como mimo ao seu filho, e desvirtuou um importante sistema de regulação e fiscalização que interfere na competitividade do produto nacional.

Leia também
O futuro das agências reguladoras

Há muito os setores de transporte regulados reclamam dos excessos e das resistências provocadas por funções que não lhes cabe. O papel das agências reguladoras nas economias de mercado contemporâneas representa condição para a atração do investimento privado. Reformá-las à dimensão necessária faz parte do que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, vem chamando de troca de fiação, para destravar investimentos.

Ainda que seja impossível blindar integralmente essas agências, a operação Porto Seguro da Polícia Federal mostrou que é preciso reduzir a possibilidade de controle da agências pelas empresas reguladas. Nesse sentido, é preciso corrigir a distorção na indicação das diretorias dessas agências por critérios políticos.

Visto sob outro prisma, esse aspecto operacional também será prejudicial ao bom conceito de agência reguladora, como sistema de regulação e fiscalização dos setores sob gestão da iniciativa privada, caso essas entidades venham a se tornar repartições públicas especializadas.

Esse eixo definidor de autarquias reguladoras e fiscalizadoras autônomas e eficazes situa-se no total impedimento dessas agências planejar e formular políticas, com mandato temporário da diretoria escolhida por meritocracia e sem influências político partidárias.

Aperfeiçoar as agências de regulação é uma sinalização para a sociedade de mudanças esperadas pelo clamor das ruas. O reconhecimento de imperfeições e a sua reparação são atitudes que devem fazer parte da Agenda Brasil. Elas ajudam a reverter os quadros mais pessimistas - e injustificados - de expectativas, missão da nova campanha do ministro Levy.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto