Sábado, 20 Abril 2024

O que vai ser deliberado na reunião do Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no próximo dia 6, é uma proposta de negociação da dívida da Libra com a companhia. Todavia, ninguém, até agora, pelo que consta, pediu a apuração, por perito judicial, do montante real do valor da dívida da Libra, que não deve ser pequeno. Mostrando que tem dinheiro, o terminal já anuncia que irá investir R$ 800 milhões no Porto de Santos. Acertou quem disse que esse investimento faz parte do jogo mirabolante da negociação da dívida e não põe o dinheiro devido no caixa da Autoridade Portuária.

Leia também
* Dívida da Libra, a Pasadena do Porto de Santos
* Pedra no caminho do acordo da Libra e Codesp
* Agatha Christie nas negociações da dívida da Libra Terminais

A dívida da Libra com a Codesp é de receita tarifária e patrimonial. Com menos receita, faltou recursos de custeio para a Autoridade Portuária melhorar o porto. Isso fez com que os demais operadores e arrendatários colocassem mais dinheiro para garantir suas respectivas competitividades, como no caso de dragagem.

Quanto aos investimentos que a Libra quer transformar em moeda para pagar a dívida são, a despeito de reverterem ao porto, benefícios à sua operação. Seria o mesmo que a Codesp investir na competitividade de um devedor em detrimento da isonomia de tratamento, que deve nortear a gestão pública.

Por se tratar de um contrato antigo o seu enquadramento na nova Lei 12.815/2013, para adoção da arbitragem nesse litígio, levanta uma questão e confronta com a Codesp requerer expressamente o prosseguimento da ação em curso na Justiça. Tampouco, nessa situação, o contrato atual pode ser renovado, como pretende a Libra.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto