Domingo, 28 Abril 2024

A Secretaria de Portos (SEP) é um meio ministério, bem inferior aos méritos que os pemedebistas atribuem ao próprio PMDB. De fato, a criação da pasta, em 2007, foi uma alquimia do ex-presidente Lula para dar resposta às demandas de dragagem não atendidas. Sem produzir a eficácia desejada, Pedro Brito, o primeiro titular da SEP, conseguiu agradar a comunidade portuária.

Edinho Araújo, por conta do seu alvo na Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, assume a pasta por um tempo exíguo de quinze meses, insuficiente para fazer um planejamento com metas realistas. E os portos não andam bem, como aponta o nosso colunista Frederico Bussinger.

A produtividade de um Porto, ou seja, a rapidez de movimentação da carga, influi na sua capacidade de atrair clientes. No entanto, ela não se limita ao atendimento aos navios e à manipulação de cargas, mas abrange outros serviços, como alfândega e demais autoridades e serviços.

Será que o ministro Araújo percebe a necessidade de se considerar um novo modelo de contrato de dragagem, de reajuste tarifário; cobrança  da dívida da Libra com o Porto de Santos, capacitação do trabalhador portuário, como diretrizes de um plano, inclusive para definir o perfil das diretorias dos portos e evitar indicações por meros apadrinhamentos?

A história do PMDB pelos portos foi ruidosa e abundante em manchetes policiais. Isso cria expectativa de prudência e também de esperança que a nova força destrave a aplicação da Lei nº 12.815/13 para liberar as outorgas e atrair investimentos.

Entretanto, anunciar as diretorias dos portos é urgente e deve se traduzir na missão de restabelecer o papel da Autoridade Portuária. Caso contrário, as coisas vão continuar indesejáveis nos portos brasileiros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto