Por que um país com uma costa de quase oito mil quilômetros utiliza o modal rodoviário em distâncias de até quatro mil quilômetros superando o uso do navio, apesar de sua herança navegadora dos portugueses? Por isso, a tão propalada navegação costeira tem sido um avião pesado para decolar. Muitas são as razões. O crescimento da cabotagem, em 2014, apresentando em torno de 22% no mais importante porto do Brasil – o de Santos –, em relação ao ano anterior, demonstra que, mesmo com perda de tempo, os investimentos estão sendo feitos no setor.
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Destravar a morosa burocracia, a pedra no caminho do navio, começa por reduzir os documentos necessários para o transporte marítimo de 12 para os quatro exigidos no transporte rodoviário. Tal atitude daria, com toda a certeza, agilidade ao processo.
A proximidade dos grandes centros produtores e consumidores do litoral, a grande capacidade de carregamento, menor consumo de combustível por tonelada transportada, reduzido registro de acidentes, menor custo por tonelada transportada por quilômetro e menor custo de seguro, são vantagens inerentes ao papel do governo de melhorar a capacidade microeconômica geral da economia.
É dedutível que o equilíbrio na matriz de transporte tende a se dar pelo aumento da produção, em consequência do melhor funcionamento da oferta e da demanda, ao agilizar a movimentação de mercadorias, sem prejudicar o mercado do modal rodoviário que passa a ter um papel distribuidor regional intensivo. Do mesmo modo que a produtividade advém da melhora da cabotagem além de aumentar os principais produtos transportados hoje, também vai atrair novas mercadorias na medida em que aumenta as oportunidades de comércio e viabiliza melhor distribuição do comércio internacional a partir dos portos concentradores.
Tratar a cabotagem no âmbito do Ministério dos Transportes que coordena o setor e no da Secretaria Especial de Portos, que coordena os portos, vai demandar um planejamento e execução que evitem sobreposição de papéis e garantam qualidade do serviços oferecidos e não promovam impactos no custo do transporte costeiro.
O crescimento econômico envolve uma grande variedade de aspectos. Entre eles o investimento, atraído por instituições que alimentem o espírito animal do empresário. Cabotagem é um caminho a ser trilhado para facilitar o curso do desenvolvimento econômico que todos desejam.