Quinta, 28 Março 2024

Sabemos, como observa o professor Daniel L.O. Souza, que os portos são fundamentais para qualquer nação e sua soberania. “Não é à toa que os romanos criaram o termo ‘portus’, que significa ‘porta’”, ensina, por onde entram e saem as trocas de mercadorias que geram benefícios entre as sociedades. Bolívia, país sem essa “porta”, briga há décadas para sua saída ao mar que lhe foi tomado pelo Chile na Guerra do Pacífico. O vizinho Paraguai faz acordos com Brasil, Uruguai e Argentina para importar e exportar pelo modal aquaviário.

Leia também
Navegação de cabotagem movimentou 22% das cargas em 2014
Cabotagem volta à baila (aqui e nos USA)
Série sobre cabotagem no Brasil por Carlos Pimentel

Por isso, destaca Souza, um país como o Brasil com seus mais de 8 mil quilômetros de costa, deve investir pesadamente nas sua principal via de integração: a via marítima. “Gostaria que voltassem os velhos navios ‘Ita’”, lembra, saudoso, acrescentando que “se voltássemos a ter uma forte cabotagem, como já tivemos no passado, iríamos baixar custos logísticos internos e gerar riqueza e renda para nossa sociedade”.

Todavia, em recente artigo no Portogente, Frederico Bussinger afirmou que granéis líquidos e sólidos; petróleos e derivados e minérios, nunca deixaram de ser fregueses da cabotagem. Mas distante dela está a carga geral. No Porto de Santos, o maior do País, desde 2008 existe um projeto para a navegação de cabotagem dos rios e margens da Baixada Santista, região onde está localizado o complexo portuário. A proposta foi baseada na logística utilizada em portos da Europa.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto