Armazenar a quantidade de dados gerada no Planeta é o desafio "big data" que governos e instituições vêm enfrentando ao redor do mundo. Do pessoal ao corporativo, é uma quantidade impressionante de bits e sua classificação garante um grau de privacidade para os cidadãos, enquanto cria larga escala de ineficiência para os investigadores. Entre os fatores que contribuem para esse efeito é ainda não ser possível o armazenamento de dados por o máximo de tempo. Atualmente, os dispositivos para armazenar dados estão longe de durar sempre.
Leia também
A internet ensinando hábitos saudáveis de consumo
Nesta década, a população virtual vai superar a população da Terra. Todas essas conexões vão criar uma quantidade fantástica de dados. A resposta de como manter dados armazenados por muito tempo vem da capital de Catão de Zurique, Suíça, como mostra a reportagem no site da CNN de quinta-feira: "Transformar o DNA em drive eterno".
Pesquisadores na ETH de Zurique estão procurando um jeito de combinar a capacidade de armazenar do DNA com a estabilidade do DNA encontrado em fósseis. Esses cientistas dizem que o seu processo pode manter o dado codificado em DNA legível por dez mil anos ou mais. Maravilha.
O custo para codificar 83Kb de dados nesse processo saiu cerca de U$ 2.000, um valor relativamente caro. A expectativa é de uma queda significativa desse preço, como aconteceu com o sequenciamento de genoma humano, que barateou de alguns milhões de dólares para apenas centenas de dólares, em poucos anos.
Para se ter ideia da possibilidade temporal, a reportagem mostra que o limite do DNA em fósseis é de 700.000 anos, mas hoje já se fala em aproximar esse tempo a 1 milhão de anos. Tão compactos e complexos são os cordões de DNA que um grama dele é capaz, teoricamente, de armazenar todos os dados da Internet de gigantes como Google e Facebook, com espaço de sobra para compartilhar.
Dá para imaginar que revolução de dados pelo big date vai trazer benefícios surpreendentes para o cidadão do futuro. Por conta de uma inusitada habilidade para obter dados acurados e verificar facilmente informações online, em línguas nativas e quantidade infindável, vai ser possível uma transformação social onde a inclusão e a interação entre cidadãos, comércio e governos ocorrerão em um nível totalmente novo. Quem viver verá.