Os números não mentem e mostram perdas. Perdas de tempo e de dinheiro. Energia é o fator econômico mais importante para gerar o desenvolvimento, explorá-la com o máximo de eficiência tecnológica e de sustentabilidade é a força motriz para a humanidade dar saltos de qualidade cada vez mais altos.
O Brasil tem uma insolação média de 8 horas por dia, enquanto a Alemanha tem apenas 1hora diária. No entanto, o Brasil possui apenas 20 MW de capacidade instalada de geração solar fotovoltáica e a Alemanha 17,1 GW. Esses números mostram que o Brasil dispõe de 8 vezes mais luz solar, mas a Alemanha produz quase 1.000 vezes mais energia fotovoltaica. Significa que o sol na Alemanha produz 1.000 vezes mais desenvolvimento que no Brasil.
E como parece que Deus fez o Brasil muito especial, além do alto índice de insolação, no solo brasileiro encontram-se grandes jazidas de silício, material usado na fabricação de painéis solares.
Construir a ponte entre a fonte de matéria prima e o processo de transformação da luz solar em energia produtiva é o desafio a ser e enfrentado e que vale a pena. A energia fotovoltaica é uma energia limpa e tem importância como parte integrante da matriz energética.
Portogente põe em pauta a Energia Solar. Como meio de agilizar a vida e promover vantagens sociais, ambientais e econômicas.