Sábado, 20 Abril 2024

Agora é para valer: a corrida pela energia solar tem prazo. O recente relatório intitulado "Crescimento do Papel da Energia Solar na América", do Centro de Pesquisa e Política Environment America, dos Estados Unidos, afirma que a América deve construir o seu desenvolvimento na energia do sol e o governo federal deve se comprometer com a meta de gerar ao menos 10% da sua eletricidade da energia solar até 2030.

Leia também
A maior usina solar do planeta

Para Rob Sargent, diretor do programa de energia do Environment America e coautor do relatório, "para se alcançar essa meta basta manter o pé no acelerador". Fatores como a queda dos custos da instalação solar, aumento da eficiência das células solares e a ameaça de poluição e de aquecimento global contribuem para a noção de que a usina solar está se tornando uma fonte de energia muito atrativa. Ainda segundo o estudo, se 10% da eletricidade vier da energia solar não poluente, os Estados Unidos poderão reduzir seu aquecimento global a 280 milhões de toneladas em 2030, equivalente a tirar 59 milhões de carros da rua. Mesmo assim, há muito ceticismo quanto à possibilidade de se produzir tal meta em menos de duas décadas.

Entretanto, para Jigar Shah, presidente da San Francisco-based Generate Capital, empresa especializada em financiamento de pequeno porte de infraestrutura para recursos eficientes, a meta de 10% da eletricidade americana por energia solar pode acontecer bem antes de 2030. Pelo menos é o que demonstra o fato de metade de toda nova capacidade de geração de eletricidade instalada nos EUA em 2014 ser oriunda de instalações solares. Isso representa o fornecimento de energia para 3,2 milhões de lares, segundo o relatório da Environment America.
A instalação de células fotovoltaicas nos Estados Unidos cresceu, entre 2010 e 2013, na média anual de 77%. Para se alcançar a meta de gerar 10% da eletricidade a partir da energia solar, a média americana de instalação de células fotovoltaicas precisa crescer na média anual de apenas 22%.

Os números mostram que a energia solar é irreversível e pode superar até mesmo expectativas otimistas. A força dessa evolução é a tecnologia, que defini um novo modelo de sociedade e de economia. Nesse mundo, cada residência poderá gerar sua própria eletricidade sem pagar taxa, o veículo vai poder rodar sem pagar combustível e o Planeta será mais limpo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto