A velocidade com que a ciência desenvolve tecnologias na área da bioengenharia permite avistar a vida humana durando muito mais do que atualmente. Com procedimentos práticos para a redução da contaminação por HIV, agora se torna mais fácil evitar mortes pela doença.
Cientistas na Inglaterra desenvolveram um novo teste baseado em smartphone que usa uma única gota de sangue de um paciente para detectar o HIV em apenas 10 segundos.
Esse teste vai possibilitar médicos e enfermeiros de uma maneira praticamente instantânea diagnosticar a contaminação.
"Nós desenvolvemos esse teste de 10 segundos para o HIV usando a tecnologia de smartphone existente, mas, em teoria, poderia ser usado para uma variedade de vírus, como Zika ou Ebola, o que significa que podemos identificar surtos sérios antes de se tornarem epidemias completas", diz Vince Emery, professor da Universidade de Surrey no Reino Unido.
O teste móvel usa biochips de onda acústica de superfície (SAW), que se baseiam em componentes microeletrônicos encontrados em smartphones. Os biochips de quartzo descartáveis são extremamente rápidos.
O diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento anti-retroviral aumentam a expectativa de vida em 10 anos, reduzem a mortalidade infantil em 76% e as mulheres grávidas podem prevenir quase completamente a transmissão para o bebê, disseram pesquisadores. Essa tecnologia vai oferecer grandes benefícios econômicos e de saúde a milhões de pessoas em todo o mundo.