Pedestres e ônibus se cruzam principalmente em ruas dos grandes centros do mundo e acidentes de atropelamento por esses veículos ocorrem. Porém, esse perigo pode ser eliminado do trânsito urbano. É que a alemã Daimler Buses está desenvolvendo o ônibus que detecta o pedestre e freia para não atropelá-lo.
A partir do ano que vem, o sistema de freio Ativo Brake Assist (ABA 4) será instalado nos ônibus Mercedes-Benz e Setra. Será o primeiro sistema mundial para ônibus que incorpora frenagem de emergência autônoma e detecção de pedestres. Com os automóveis e ônibus autodirigíveis, o trânsito urbano do futuro muda para ser totalmente controlado pela inteligência artificial.
Os ônibus equipados com ABA 4 virão com sistemas de radar de longo e curto alcance. A unidade de longo alcance pode pegar veículos e obstáculos tão distantes a 250 metros, bicicletas até 160 metros e pedestres até 80 metros. O radar de curto alcance funciona a 70 metros e abaixo, e pode até reconhecer os pedestres ao lado do ônibus. Esses radares são semelhante aos sistemas de segurança já encontrados nos veículos Mercedes-Benz modernos.
Uma vez que o sistema de radar pode escolher objetos ou corpos muito longe, alertará primeiro o motorista com avisos visuais e de áudio. Isso dá tempo ao piloto para tocar a buzina ou se desviar do obstáculo. Se isso não acontecer, o sistema é capaz de realizar frenagem sem bloqueio e suave, por conta própria.
Trata-se de um sistema novo e que pode ser adaptado aos ônibus, e futuramente aos automóveis, para a frenagem automática. Os carros autodirigíveis,como o Tesla e o Google, já possuem um sistema de frenagem automática como parte do seu complexo sistema inteligente. ABA 4 é um sistema de freio inteligente.