Quinta, 28 Março 2024

Difícil de acreditar que a madeira está sendo apresentada como uma ideia séria para as cidades ficarem mais verdes – leves e sustentáveis -, e ainda ser mais resistente ao fogo do que o aço. Mas é o que acreditam os construtores de uma estrutura de 19 andares na cidade sueca de Slelleftea.

Madeira resistente dentro

Como o nome “Sida vid sida” (traduzido: lado a lado), o projeto foi vencedor de um concurso para projetar um centro cultural e um hotel, na cidade sueca de rica indústria madeireira e também para destacar os múltiplos benefícios no design utilizando a madeira como material de construção.

Ainda que possa surpreender, esse não é um projeto pioneiro. Em 2012, o residencial Forte, de dez andares, foi construído com vista para Melbourne Victoria Harbour, na Austrália. Era o mais alto edifício de madeira do mundo, até o Treet, no centro de Bergen, Noruega, roubar seu título em 2014, com um extra de quatro andares.

Por trás dessa admirável inovação na aplicação da madeira há uma avançada tecnologia. Como afirma o Dr. Dr. Michael Ramage, do Centro de Material Natural e Inovação na Universidade de Cambridge. "Há todo um conjunto de novos materiais feitos de madeira que são estruturalmente capazes de construir grandes edifícios." O que se verifica é que a ciência amplia os litmites de uso para o mundo moderno de uma material tão antigo quanto a vida.

Técnicas e matérias aglomerantes avançados fazem com que madeira laminada cruzada ou camadas finas de madeira colocadas em frente uma da outra em ângulo reto, utilizando cola resistente ao fogo para criar um tecido mais forte.

Mas é no bambu – um material que foi usado na contrução da Ásia durante séculos – que há maior interesse para a indústria. Com um período de cinco vezes maior taxa de crescimento do que a madeira, mas com propriedades mecânicas semelhantes, existem 31,4 milhões de hectares de bambu em todo o mundo, segundo a Organização para a Alimentação e Agricultura. A engenharia vem trabalhando no bambu, para levantar paredes de tubos de bambu, ou cortá-los em retângulo e colá-los em grandes lajes.

Obviamente, quando se trata de construções de madeira, há uma pergunta ardente: arranha-céus de madeira são um perigo de incêndio?

Mas o Dr. Ramage traz também tranquilidade para essa questão: "Há um problema de percepção enorme. Madeira não queima na forma como o público imagina."

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto