Realidade virtual é uma modalidade forte da corrida tecnológica. Nessa pista, dois concorrentes e tradicionais adversários se destacam: Google e Microsoft. Nessa disputa de gladiadores o mercado é o favorecido com avanços surpreendentes.
O showcase, um salão de apresentação, do HoloLens da Microsoft é uma fantástica viagem pela realidade aumentada. No interior dessa imensa câmara as pessoas vivem experiências incríveis. Um relógio pairando no ar que se abre em partes, mostrando suas engrenagens como se estivesse caminhando por seu interior. Os olhos do observador pode perceber pontos amarelos iluminados que se expandem em placas do fabricante suíço com detalhes das peças do relógio. Um espaço vazio se transforma, de repente, em uma sala de estar decorada com bom gosto. O diferencial desse produto da Microsoft em relação a outras realidades virtuais é não utilizar os incômodos óculos. Por outro lado, se essa característica reduz a mobilidade dessa realidade, ela também acontece em dimensões e sensações espetaculares.
É fácil imaginar o futuro dos games com a popularização do HoloLens. Essa exposição que ocorre em Nova Iorque (EUA) vem percorrendo o mundo anunciando essas boas novas do 3D. Dá para antever o sucesso que vai fazer. Tal realidade virtual é usada e abusada no filme Her.