A Realidade Virtual (RV) está transformando o mundo do registro e da percepção da imagem. Ela é a nova fronteira do Vale do Silício. Gigantes como Facebook - que desenvolveu os óculos Oculus associada à Samsung e investe pesado na alta tecnologia do Gear VR, utilizando os fones Samsung como telas - mostram o curso dessa corrida. E, no caso do Oculus, ele custa quatro vezes o preço do Cardboard do Google, cujos fones não vão fabricar. Estes equipamentos serão fabr icados e distribuidos por empresas que se interessarem pelo negócio.
Depois que já tornou realidade o Google Earth, hoje mundialmente utilizado, a Google agora vai fazer o mundo da fotografia mostrar imagens "reais" dos cenários registrados. Fotos que produzam a sensação do 3D, como se o observador estivess e de fato diante, por exemplo, de uma paisagem.
Leia também
Projeto da californiana Lytro
Esse aplicativo de RV para smartphone, o Google Cardboard, foi lançado no dia 3 último com o sistema operacional Android, para aparelhos portáteis, O objetivo desse projeto é produzir imagens 3D em uma VR como foto acabada. As fotos sem profundidade serão coisas do passado.
Assim como foi com o seu fantástico buscador, o Google quer trazer a VR para as massas. O seu objetivo é: a realidade virtual no seu bolso. O aplicativo permite que as pessoas registrem imagens 3D, e produza uma VR imediata, como se faz foto atualmente com os smartphones.
É simples: você segura o seu celular na sua frente e, lentamente, gira em círculo para filmar a cena ao seu redor. Isso deve levar cerca de 30 segundos. Então, o aplicativo converte aquela imagem em 3D, um processamento que demora mais ou menos 15 segundos. O resultado é impressionante, como mostra uma das imagens demonstradora do aplicativo tirada no monte Kilimanjaro.
Mais uma vez a Google corta caminho e se adianta ao tempo, ao trazer a RV para o smartphone. Com certeza, em breve o Cardboard Google vai se estender a outros sistemas operacionais e também vai permitir o compartilhamento das fotos. É um processo de muita energia e com muitos encantos a serem descobertos. A sua força motriz é uma sensação de realidade que vai levar as pessoas a novas interações com o mundo que as cerca.