Como mais uma ameaça ao desemprego, cresce o uso de controle remoto do tráfego aéreo. Assim as greves dos controladores perdem força e, senão, estão com os dias contados. Deu no site da BBC que desde abril deste ano esse sistema já vem sendo utilizado em Leesburg Executive Airport na Virgínia e no aeroporto da Suécia Ornskoldsvik tem o mesmo sistema - que utiliza câmeras e sensores.
O sistema desses aeroportos é de fabricação da empresa de defesa sueca Saab e inclui 14 câmeras de alta definição e sensores que podem detectar aviões em todos os tempos. E os voos podem ser controlados a quilômetros de distância do aeroporto de onde decola ou pousa. Segundo o fabricante, a tecnologia utilizada funciona melhor que os humanos, por ter melhor visão.
Ele opera em qualquer tempo. As câmeras e sensores captam aeronaves em qualquer ambiente, como nevoeiro, chuva e na escuridão. Assim, as torres de controle passam a ser ambientes vazios de humanos, e que isso hoje causa uma estranha sensação.
Essa revolução tecnológica também desperta o interesse das Forças Armadas. Em zonas de guerras, poderão ser implantadas torres de controle do tráfego aéreo militar, sem controladores humanos.
Com certeza essa realidade vai levar um tempo para ser assimilada pelos passageiros da aviação civil. Mas na área tecnológica na qual o assunto é tratado o entusiasmo vem superando qualquer preocupação de insucesso. Sem sombra de dúvida, o futuro chegou.