Quarta, 27 Novembro 2024

É o que pretende responder o engenheiro e consultor Peter Alouche, na 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 8 a 11 de setembro próximo, em São Paulo. “Determinar o custo de uma linha de metrô não é fácil, porque o empreendimento é muito complexo. Envolve uma multiplicidade de atores, é amplo na sua dimensão e vida útil, múltiplo na sua definição, complexo no seu financiamento, sofisticado na implantação, rígido nas suas normas e aspectos de segurança. Apresenta avanços tecnológicos contínuos nos seus sistemas e equipamentos”, explica.

O palestrante mostrará que, além dos custos de construção, tem gastos importantes do material rodante e equipamentos fixos, comoenergia, sinalização, CCO, telecomunicações e sistemas auxiliares. “Grosso modo, a repartição dos custos é a seguinte: construção civil 45 %, material rodante 30 %, desapropriação 10 %, equipamentos e sistemas 8 %, reurbanização 4 %, projeto de engenharia 3 %”, exemplifica Alouche.

Segundo o consultor, comparar custos de linhas de metrô é tarefa muito difícil, porque cada metrô tem seu projeto específico que depende da oferta projetada, qualidade de serviço especificada, traçado com seus obstáculos, topografia e  geologia do terreno, interferências, desapropriações, restrições ao meio ambiente e entorno, número e tamanho das estações e pátio, tecnologia adotada e as condições econômico-financeiras do País.

A seguir alguns custos de linhas de metrôs do mundo:New York (SecondAvenueSubway) : (US$ 1,50 bilhões/km); Toronto (Spadina-York Extension): (US$ 250 milhões/km);Berlin (U5 Extension): (US$ 200 milhões/km);Paris (Line 14): (US$ 200 milhões/km);Montreal (Laval Metro Extension): (US$ 130 milhões/km);Vancouver (Canada Line): (US$ 95 milhões/km);Madrid (Line 2 ExtensiontoLas Rosas): (US$ 70 milhões/km); Seul – Metrô: (US$ 87 milhões / km);Singapura, Thomson MRT Line: (US$ 600 milhões / km);Cidade do México - Linha 12 – linha dourada (US$ 90 milhões / km); Metrô São Paulo - Linha 4 – (US$ 223 milhões /km) eMetrô São Paulo - Linha 5 – (US$ 310 milhões /km).

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