Segunda, 29 Abril 2024
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, declarou, nesta quinta-feira (27/02), que já passou da hora de o Brasil mudar a sua política econômica. A afirmação se deu no mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o resultado do PIB do quarto trimestre de 2013: crescimento do PIB total de 0,7% em relação ao trimestre anterior e um encolhimento de 0,9% da indústria de transformação. Já o fechamento do ano de 2013 foi de crescimento do PIB geral de 2,3% (abaixo da média mundial: 2,9%) e de 1,9% para a indústria de transformação, percentual insuficiente para repor a perda de 2,5% do ano anterior.

Para a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), estes números mostram que o desempenho da atividade econômica está muito abaixo do requerido pela sociedade e que a retomada ainda não se iniciou. O investimento, embora tenha parado de cair, cresceu apenas 0,3% no último trimestre. “Este desempenho morno só confirma que o Copom errou [no dia 26 último] ao promover mais um aumento da taxa Selic, o que induzirá retração do investimento”, afirma Skaf.

Para o ano de 2014, a Fiesp e o Ciesp esperam que o PIB total cresça em torno de 1,5% e a indústria de transformação, menos de 1%. “Já passamos da hora de mudar a política econômica. É preciso controlar os gastos em custeio, aumentar o investimento público e reativar a indústria para que ela aumente o investimento privado. Só com mais investimentos poderemos reativar a economia e trazer crescimento maior para o Brasil”, conclui.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto