Por todo o Brasil, o forte calor dos últimos dias – onde em alguns lugares a sensação térmica já esteve perto de 50ºC – tem gerado enorme incômodo para boa parte da população. Para quem usa ônibus, dentro dele é que a situação parece ficar ainda pior, por conta do excesso de gente dividindo o mesmo espaço e fazendo com que a baixa circulação de ar torne o ambiente ainda mais abafado. Ruim para os passageiros, péssimo para os motoristas e cobradores que passam horas dentro dos ônibus.
Mas um Projeto de Lei, que está tramitando na Câmara dos Deputados desde maio de 2013, determina que todos os veículos de transporte coletivo do país sejam equipados com aparelho de ar-condicionado com dispositivo regulador de temperatura. Se for aprovado, as empresas terão até três anos para se adequarem. E para quem descumprir a lei, a punição pode variar desde o recolhimento do veículo irregular até a proibição de a empresa participar de processos licitatórios para a prestação de serviço de transporte coletivo.
De acordo com o texto do PL, estudos de medicina do trabalho comprovam que 45% dos motoristas e cobradores sofrem com o calor dentro dos ônibus, agravado inclusive pelos veículos que tem o motor na parte dianteira. Enquanto que nos veículos com ar-condicionado e motor na parte traseira, eles já são bem menos afetados.