Dizem que o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, não quer ver nem trem de brinquedo na frente. Dizem, também, que uma mentira contada várias vezes pode se transformar em verdade. Por isso, para tentar se desviar do “trensalão” – apelido “carinhoso” que o escândalo envolvendo as administrações do PSDB à frente do governo paulista e licitações de trem do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganhou nas redes sociais –, o governador contratou não apenas uma, mas logo três agências de publicidade para a hercúlea missão de mostrar o que não é.
Foto: Vanessa Carvalho/AE
Governador paulista quer ficar bem na fita
Por isso, os contribuintes paulistas, mais do que ganhar transporte público de qualidade, confortável e regular, ganharam de presente noel de Alckmin uma enxurrada de caras peças publicitárias, em horário nobre televisivo e outros meios, para mostrar que o governador é um bom moço. E para dar mais confiabilidade à mensagem, ao seu lado uma esposa afável e sorridente. Como se tudo estivesse indo as mil maravilhas. Só quem depende do Metrô e dos trens da CPTM todos os dias em São Paulo sabe que o buraco é bem mais embaixo, e profundo. E os trens, apesar de caros, estão sempre lotados.
As agências Propeg, Lua Branca e Nova SB, as contratadas-beneficiadas, falarão sobre os trenzinhos alckmistas. O objetivo é massificar a ideia de que Alckmin é um bom governador às portas do início da campanha à reeleição em 2014. “Para isso, a verba de publicidade, que era de 100 milhões de reais, dobrou”, informou, no início de dezembro, na revista Veja, o colunista Ricardo Setti.