Chegou às redes sociais a polêmica envolvendo o novo chefe da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do Rio Grande do Sul. Arlindo Bonete foi indicação do Partido da República (PR), que expediu convite para seus correligionários para a posse do “Coronel Bonete” no dia 18 último.
Especialistas na área dizem que o novo superintendente é um “político sem expressão e sem formação técnica apropriada à área de hidrovias e portos interiores, nem qualquer experiência em transportes”. E prosseguem: “Por isso é que as hidrovias e os portos interiores do Rio Grande do Sul estão sucateados. Virou um circo.”
Em seu discurso de posse, Bonete salientou que o porto de Porto Alegre é o maior da categoria fluvial do País. E afirmou que o crescimento do Estado passa por sua infraestrutura. "Se queremos atrair investidores, temos que ter as estruturas necessárias. As hidrovias foram fundamentais no nosso passado, mas já estão se tornando o grande canal de escoamento de nossa produção, sem contar na promoção da segurança, uma vez que se diminui o volume de cargas de nossas rodovias.”
O ex-superintendente, Pedro Obelar, no discurso de saída, destacou as dificuldades enfrentadas e as conquistas e melhorias. "Temos aproximadamente 760 quilômetros de hidrovias, dos quais 600 estão praticamente com 100% de segurança de sinalização, e a Marinha do Brasil é a grande parceira da SPH nesta tarefa de garantir a excelência da navegação gaúcha."