Foto: www.baixaki.com.br
Sinal de alerta ambientalista. Mais precisamente pela voz do presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela, Luciano Bottino, que vaticina: “As praias mais lindas do litoral norte de SP estão ameaçadas.” O alerta, justifica, é por causa de nova lei de zoneamento costeiro apresentada pela prefeitura local, que significa, em suas palavras, que a mata nativa e a população caiçara das praias de Bonete e Castelhanos, de Ilhabela, serão substituídas por pequenas indústrias, resorts e vários empreendimentos que só interessam a quem tem dinheiro.
Ele critica a forma como a lei foi elaborada, “com vários atropelos”, e sem discussão com a sociedade civil “e muito menos com as comunidades tradicionais da ilha”. Por isso, a entidade criou um abaixo-assinado digital (para assinar clique aqui) para aumentar a pressão sobre o prefeito e o governo do estado.
“Ilhabela é conhecida pela vela, esportes de aventura, suas mais de 200 cachoeiras e as praias pristinas. Agora eles querem transformar tudo numa zona urbana e portuária”, observa. E prossegue: “O modelo de crescimento defendido pela Prefeitura não promove o desenvolvimento sustentável. Ele só vai gerar especulação imobiliária, exclusão e impactos ambientais.”
Audiência
No dia 12 de agosto próximo (segunda-feira), será realizada uma audiência pública em Ilhabela com o coordenador do Gerenciamento Costeiro do estado, Luiz Roberto Numa de Oliveira.