Foto: Reprodução
Para o diretor comercial da Câmara de Comércio Brasil-Panamá, Saulo Farias Júnior, não há dúvidas de que o cenário econômico do país da América Central e a expansão do Canal do Panamá, cuja conclusão está prevista para 2015, vão ampliar ainda mais o número de oportunidades para os brasileiros. Por isso, aconselha “o que digo para os empresários é: vão conhecer o Panamá de perto.”
Leia também
* Expansão do Canal do Panamá deve favorecer portos brasileiros
* Contêineres, Canal do Panamá e novo perfil para os portos
* O Canal do Panamá (1)
* O Canal do Panamá (2)
* O Canal do Panamá (3)
* O Canal do Panamá (4)
* O Canal do Panamá (5)
* O Canal do Panamá (6)
* O Canal do Panamá (7)
* O Canal do Panamá (8)
* O Canal do Panamá (9)
* O Canal do Panamá (10)
* O Canal do Panamá (11)
* O Canal do Panamá (12)
* O Canal do Panamá (13)
A questão foi tratada, na última semana, em evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), e que reuniu o governo local e a Câmara de Comércio Brasil-Panamá. Com um crescimento econômico anual acima de 10% e estabilidade política, o Panamá representa, na atualidade, um campo de oportunidades de negócios para os empresários baianos e de outros estados que desejam exportar produtos, oferecer serviços e abrir empresas naquele país.
Foto: Reprodução
Importador de quase todos os produtos que consome, esta importante plataforma logística compra do exterior uma grande diversidade de itens e está investindo em tecnologia da informação, transportes, equipamentos e máquinas agrícolas e industriais, turismo, construção civil e combustíveis, entre outros.
Paraíso
Ainda no evento foi observado que o país, que também é um ponto de representação comercial na América Central, apresenta uma série de facilidades para os empresários que desejam se instalar em sua Zona Franca (Colón) ou vender produtos para aquele país: desoneração de impostos, preços competitivos e pouca burocracia são algumas delas. Para se ter uma ideia, é possível abrir uma empresa no país em 24 horas pela internet.