Segunda, 25 Novembro 2024

Áreas portuárias ou voltadas para a atividade logística e áreas urbanas não são necessariamente incompatíveis como defendem muitos gestores no Brasil. Há diversas experiências em todo o mundo, como em Hamburgo (Alemanha), Genova (Itália) e Marselha (França), que obtiveram êxito em garantir harmonia aos interesses público e privado, gerando riquezas para todos os envolvidos.

Imagem: Google Earth

Imagem aérea mostra pequena área povoada na entrada de
embarcações no Canal; a intenção do Egito é desenvolver novas cidades

Nos últimos dias de 2012, foi anunciado pelo governo egípcio um exemplo inverso: as autoridades locais querem povoar e desenvolver cidades ao redor do Canal de Suez, que permite a embarcações navegarem da Europa ao continente asiático sem ter que contornar a África pelo Cabo da Boa Esperança. O movimento de navios no Canal de Suez é intenso e se aproxima de 20 mil embarcações por ano.

O ministro da Habitação do Egito, Tarek Tawfiq, explicou à imprensa local que o projeto para o Canal de Suez é transformá-lo em um grande centro mundial de logística, indústrias e serviços, incluindo todas as atividades de navegação. Dez empresas multinacionais já demonstraram interesse de participar do projeto, segundo Tawfiq, que inicialmente tem como objetivo implantar unidades habitacionais e centros de treinamento de recursos humanos.

Foto: www.seabird-marine.com

Visão da navegação no Canal de Suez

Na previsão do Ministério da Habitação, mais de um milhão de postos de trabalho seriam criados a partir de investimentos que podem ultrapassar a barreira dos US$ 100 bilhões.

O Canal de Suez é uma das principais fontes egípcias de verbas com origem no exterior. A Autoridade do Canal já anunciou que planeja aumentar as tarifas de 3% a 5% a partir de março de 2013. Somente em novembro de 2012, foram arrecadados mais de US$ 4 milhões de taxas dos 1.357 navios que passaram pelo Canal transportando 74 milhões de toneladas de diferentes mercadorias. Em 2011, o total acumulado de cobranças foi de US$ 5,2 bilhões.

Leia também
* Transporte Modal - O Canal de Suez (parte 1)
* Transporte Modal - O Canal de Suez (parte 2)
* Transporte Modal - O Canal de Suez (parte 3)
* Transporte Modal - O Canal de Suez (parte 4)
* Transporte Modal - O Canal de Suez (parte 5)
* Transporte Modal - O Canal de Suez (parte 6)
* Transporte Modal - O Canal de Suez (parte 7)

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