Não são poucos os fatores que influenciam nos enormes congestionamentos dos grandes centros urbanos brasileiros. Ao longo dos dias úteis, São Paulo registra dezenas de quilômetros de lentidão, chegando a ultrapassar 100km em dias chuvosos, de grande eventos realizados na capital paulista ou vésperas de feriados.
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Para que os congestionamentos sejam reduzidos, é preciso planejar melhor a logística da movimentação de pessoas e de cargas. Focando na questão das mercadorias, é preciso entender que logística é muito mais do que transportes. Diante disso, para que os caminhões não atrapalhem o tráfego de veículos nos centros urbanos é preciso planejar toda a viagem, contar com uma forta moderna e eficiente e ter à disposição terminais multimodais, entre outras ações.
Você sabia, por exemplo, que cerca de 20% dos shoppings centers de São Paulo não têm área de docas e armazenagem apropriadas e que isso faz com que grande quantidade de veículos pesados tenha que circular nas vias ao redor dos empreendimentos até receber a autorização para descarregar?
Foto: Diogo Moreira/Estadão Conteúdo
Marginal Pinheiros ficou congestionada durante toda esta quarta
Esse é um fator pouco conhecido da população e dos gestores públicos e que pode ajudar a diminuir os transtornos no cotidiano do paulistano em determinados bairros, pois a consequência disso é a complicação da circulação de veículos e a emissão de mais gases do efeito estufa.
Na recente campanha eleitoral para a prefeitura da capital paulista, os debates ficaram apenas em torno da construção de maior infraestrutura de transportes. Este é, sem dúvida, um gargalo grave. Mas se não for pensado dentro de todo o conjunto da logística, surtirá pouco efeito.