Sábado, 27 Abril 2024

Uma das principais carências do setor logístico no Brasil é a formação de engenheiros navais de qualidade. O País conta com dois cursos renomados e tradicionais de formação em nível de graduação: na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Algumas outras iniciativas incipientes estão sendo desenvolvidas nas federais de Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA) e Rio Grande (Furg).

Leia também
* Indústria naval brasileira terá 100 mil vagas de trabalho em 2016
* Setor naval do Amazonas é 2º maior empregador do País e prevê mais vagas

A formação de um engenheiro naval requer extenso conhecimento técnico e téorico. Esse profissional é responsável pela construção e manutenção de embarcações, além de projetar toda a estrutura interna de navios e plataformas, executar o gerenciamento de transporte marítimo e fluvial e explorar recursos minerais nos oceanos. O Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) prevê a criação de milhares de postos de trabalho para engenheiros navais nos próximos anos e os cursos de formação precisam acompanhar a demanda para que não se justifique a importação de mão de obra.

O aumento da quantidade de estaleiros atuando a todo vapor no Brasil exige maior quantidade de profissionais com visão global de todo o processo naval. Os interessados em se arriscar nos cursos de engenharia naval devem saber que irão encarar uma maratona de formação básica com muita física, matemática, computação e química e, posteriormente, terão que se especializar em hidrodinâmica.

Acompanhe a seguir um infográfico desenvolvido pelo Globo.com em 2010, quando o mercado da indústria naval constatou grande aquecimento.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto