Segunda, 25 Novembro 2024

Reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico apenas reforça o que este blog Dia-a-Dia vem destacando nos últimos meses: a gestão de programas como o Porto Sem Papel e o Programa Nacional de Dragagem (PND) - pela Secretaria de Portos - é absolutamente ineficiente.

De acordo com o veículo, consulta à Marinha do Brasil em 7 de agosto revelou que, quatro anos depois do lançamento do PND, os navios ainda não podem usufruir das melhorias previstas pela Secretaria. Apesar de o governo divulgar que 13 obras estão concluídas, a Marinha brasileira, por enquanto, só validou a que foi feita em uma das áreas do Porto de Suape, em Pernambuco. Para a alteração oficial das profundidades, liberando o tráfego de embarcações de maior calado, a homologação por parte da Marinha é obrigatória.

O investimento feito nos 13 empreendimentos exigiu R$ 1,2 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A situação preocupa Brasília. Em recente reunião, o Valor revela que a presidenta Dilma Rousseff teria manifestado descontentamento com o atual estágio do programa de dragagens.

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